Segunda a Quinta-feira, das 08h às 17h.; Sexta-feira, das 08h às 16h.



Campos Gerais

CAMPOS GERAIS/MG

Unidade federativa

 Minas Gerais

Mesorregião

Sul/Sudoeste de Minas IBGE/2008

Microrregião

Varginha IBGE/2008

Municípios limítrofes

Alfenas, Três Pontas, Boa Esperança, Paraguaçu, Campo do Meio, Santana da Vargem e Fama

   

Características geográficas

Área

769,207 km²

População

29,057 hab. IBGE/2017

Densidade

0,04 hab./km²

Altitude

843 m

Clima

tropical de altitude

Fuso horário

UTC−3

Indicadores

IDH-M

0,682 médio PNUD/2010

PIB

R$ 346,795 76 mil IBGE/2015

PIB per capita

R$ 12,008 58 IBGE/2015

Página oficial

Prefeitura

www.camposgerais.mg.gov.br 

Campos Gerais é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2017 é de 29.057 habitantes. Fica a 325 km de Belo Horizonte.

História

Em 1827, Tomé Soares de Oliveira, Francisco Graciano Macedo, Simão Martins Ferreira e outros membros das famílias Soares e Martins, proprietários de duas Fazendas na região, iniciaram a fundação do povoado, denominado Carmo do Campo Grande.

A evolução da localidade ocorreu após a doação, pelas duas famílias, de 50 alqueires de terras, às margens do Córrego da Divisa, para formação do patrimônio da igreja, ali construída, em meados de 1832, dedicada a Nossa Senhora do Carmo, Padroeira da povoação. O lugar passou a ser chamado “Divisa Velha”, nome que o distinguia do Município de Divisa Nova. Em 1860, José Silveira de Oliveira, descendente dos fundadores, com apoio do povo, construiu uma notável capela para a época, depois substituída, com a contribuição de Antônio Joaquim Pereira, pela atual Igreja do Rosário.

A agricultura e a pecuária contribuíram decisivamente para o desenvolvimento de Campos Gerais. O topônimo, adotado a partir de 1901, foi uma sugestão do então senador Josino de Paula Brito, por refletir os extensos e férteis campos do município.

Economia

A principal fonte de renda do município é a agropecuária, com destaque para a produção de café, sendo um dos grandes produtores estaduais. A cidade possui uma importante cooperativa para os produtores de café da região,a COOPERCAM, tendo também na cidade a COOXUPÉ. É também um dos principais produtores de feijão, milho e batata.

Turismo

A cidade conta com vários atrativos turísticos como a Serra do Paraíso com suas cachoeiras e o Cristo Redentor (quarto maior do país,com 32,0 metros). Possui também uma igreja em estilo Gótico espanhol, tendo sido inspirada na Catedral de Burgos na Espanha, um parque aquático Parque Aquático Vale dos Ipês, a praia artificial Praia das Amoras juntamente com a Ponte das Amoras que fica no belíssimo "Mar de Minas" (a represa de Furnas que banha grande parte do município).

Educação

Campos Gerais conta com mais de 30 escolas de ensino básico e fundamental no município. No ensino superior conta com uma faculdade particular, a FACICA, que possui cursos de Farmácia, Enfermagem, Biologia, Pedagogia, Administração, Agronomia e Medicina Veterinária. Faz parte ainda do ensino superior na cidade a Universidade Aberta do Brasil (UAB) que tem a regional Sul de Minas em Campos Gerais, contando com vários cursos com apoio de algumas das mais renomadas universidades federais como UFLA, UFMG, UFSJ e UNIFAL.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.